Superação do luto: uma questão importante de saúde mental
Por Livraria Florence
A superação do luto é um desafio para muitas pessoas. Afinal de contas, é preciso aprender a lidar com a morte e a ausência de alguém próximo. Mas em muitos casos esse processo acaba sendo mais difícil do que parece, podendo trazer, inclusive, doenças para você.
Assim sendo, é fundamental aprender a encarar esse desafio tão intenso e doloroso. Por isto saiba mais sobre o assunto no post a seguir e veja uma série de dicas e conselhos para a superação do luto. Dessa forma você pode voltar a ter uma vida equilibrada e feliz.
A luta pela superação do luto
Perder um ente querido nunca será algo fácil. Mas a superação do luto, é um desafio que todas as pessoas terão que encarar em algum momento de suas vidas. De forma geral, várias emoções diferentes são despertadas quando a pessoa passa por isto, como por exemplo:
- Tristeza;
- Raiva;
- Culpa;
- Ansiedade;
- Estresse.
Tudo isto pode resultar em quadros de isolamento, além de sintomas físicos como palpitação, suor e fraqueza. No entanto, apesar disso ser comum até certo ponto, existem estágios em que o luto pode virar uma doença.
Isto é o que muitos especialistas chamam de “Luto Complicado”. Este é um estágio no qual a pessoa não consegue superar a perda nem seguir em frente com sua própria vida. Isto acaba fazendo com que a pessoa nunca desligue do processo, nem consiga fazer atividades comuns como ir ao trabalho ou fazer compras, por exemplo.
Além desse extremo há um outro, chamado de “Luto Inibido”. É quando a pessoa retoma a sua rotina como se nada tivesse acontecido logo após a perda. Neste quadro é comum que haja sobrecarga de trabalho e fuga da realidade de diferentes meios. Para ambos os casos, é preciso um planejamento de superação do luto.
Como ajudar quem está passando por problemas de luto?
Seja você a própria pessoa que sofreu a perda, ou alguém próximo de quem está sofrendo de forma excessiva com o luto, algumas considerações se fazem necessárias.
As cinco fases do luto
Provavelmente você já tenha ouvido falar nas cinco fases do luto: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. Embora seja difícil enquadrar alguém que passe por uma perda em qualquer uma delas, é preciso viver cada uma com calma. Isto é algo fundamental.
Atenção para com sua saúde mental
Quando a depressão, o estresse e a ansiedade gerada pelo luto ultrapassam os limites saudáveis é preciso tomar uma atitude. Pessoas que se encontram nessa situação devem busca apoio em profissionais como psicólogos e psiquiatras se for necessário.
Dê o devido tempo a si mesmo
É preciso aceitar os sentimentos que você está vivendo e entender que o luto é um processo. Ao mesmo tempo, procure não se isolar e passe tempo com amigos e familiares. Conversar com as pessoas que você ama também é um passo muito importante para superação do luto.
Não descuide da saúde
Quando alguém querido parte, uma das coisas mais importantes que você pode fazer é continuar cuidado de sua saúde. Isto significa se alimentar corretamente, fazer exercícios físicos e realizar consultas médicas de forma regular.
Algumas coisas importantes sobre a superação do luto
Cuidar da saúde e da qualidade de vida se torna ainda mais importante durante a fase do luto. É normal que pessoas que não estejam conseguindo lidar adequadamente com essa situação possam ter problemas como:
- Insônia;
- Distúrbios alimentares;
- Dores de cabeça;
- Crises de choro;
- Desânimo intenso;
- Falta de energia.
Aqui novamente a maior parte da origem desses problemas é psicológica. No entanto, você não pode descartar a atuação de outros profissionais para ajuda-lo na resolução desses problemas, principalmente quando estiverem afetando a sua saúde física.
Ao mesmo em que o luto é uma fase de tristeza, ela também pode ser um novo começo. Há várias formas de encarar isto de maneira mais leve, como por exemplo:
- Procure fazer uma atividade ou desenvolver um hobby de algo que sempre quis;
- Realize alguma atividade animada como lembrança em datas comemorativas e aniversário do ente querido que se foi;
- Procure reorganizar seus pensamentos e entender o que você está sentindo e porque está se sentindo daquele jeito;
- Tente incorporar novos hábitos e formas de pensar que façam bem para si mesmo e as pessoas a sua volta. Doações ou trabalho voluntário são exemplos disto;
- Viva um dia de cada vez, pensando no que você pode fazer para se sentir melhor.
Considerações finais sobre o assunto
Seja algo esperado ou abrupto, o luto sempre deixará cicatrizes e requererá um doloroso processo de recuperação. Nessas horas a religiosidade também pode ajudar bastante, desde que seja algo saudável e que não lhe deixe com sentimentos ruins ou negativos.
Outra coisa importante é entender que o luto não ocorre apenas na morte. O final de um relacionamento, a perda de um emprego ou uma mudança drástica de vida também podem trazer os mesmos sentimentos. Por isto é muito importante ter atenção em como você se sente e o que pode lhe ajudar a superar esses momentos.
Saiba que desapegar da pessoa não significa esquecer por completo. Não se sinta culpado se você guarda-la em apenas um espaço em suas memórias. O importante é nunca esquecer de tudo o que ela foi em sua vida, principalmente com relação as coisas positivas.
Você merece continuar vivendo feliz com a superação do luto
A superação do luto tem tudo a ver com se permitir ser feliz. No momento em que você tiver isto claro em sua mente, todo o processo se tornará menos complicado a cada dia.
Lembre-se de que, ao continuar aqui, é preciso honrar a lembrança de quem se foi vivendo de uma forma plena e com muita qualidade. Afinal de contas, quem partiu provavelmente não gostaria de vê-lo triste e desolado por sua causa.
Tenha isto em mente e saiba que o luto e todos os seus estágios passarão. Eles podem servir de aprendizado e experiência, principalmente para coisas boas que podem acontecer em sua vida. Não se esqueça disto, pois assim será mais fácil seguir em frente.
Para ler outras publicações, clique aqui.