O que significa luto?

Por FEPO

O ser humano consegue resolver a maioria dos problemas existentes no mundo, mas um que não tem resposta definitivamente é a morte. Afinal, o que significa luto?

A morte é uma parte natural da vida e faz parte dos nossos ciclos, de uma forma geral, o que difere um luto e do outro é a forma de superar ou lidar com esse sentimento que é tão íntimo.

Nós não sabemos lidar com a experiência de perder uma pessoa querida, ou até mesmo próxima e continuar nossa vida normalmente.

Para conseguirmos melhorar essa sensação de perda precisamos resolver isso dentro da nossa cabeça, por isso hoje ajudaremos você a entender o que é o luto.

De fato, o que significa luto?

No universo da psicologia, talvez seja um dos termos mais difíceis de se conceituar, isso porque o processo de luto é algo muito particular.

Claro, muitas sensações são sim individuais, por exemplo, o amor, a alegria ou até mesmo a tristeza, porém ao perder uma pessoa (que muitas vezes é bastante próxima) sobra um vazio, e isso não dá para mensurar.

Em um âmbito mais amplo, podemos entender que o luto se aplica a grandes perdas também, como aquelas irreversíveis, como separação conjugal ou até aposentadoria.

Portanto, a partir disso, a gente pode conceituar o luto como sendo aquele uma consequência de uma perda, seja essa perda referente a um emprego ou relações pessoais.

Na maioria das vezes, esse luto é materializado através de choros, crises de ansiedade ou de raiva, ou não, como dizemos anteriormente, essa experiência é íntima, só seu!

O luto é uma das maiores dores emocionais que uma pessoa pode sentir. Pode causar sentimentos de tipos diferentes. Isso inclui, por exemplo, um declínio no gosto pela vida, desespero e desamparo.

Geralmente é o processo mais emocional que uma pessoa tem que passar em sua vida. Somente então as pessoas entenderão o que a morte realmente significa.

O estresse emocional geralmente causa uma distorção do mundo e da autopercepção e faz você duvidar de muitas coisas que antes eram um dado adquirido.

Confira outras publicações da Plataforma, clicando aqui.

Compartilhe