Use o verbo morrer. Não esconda das crianças a morte de alguém amado

Por Cynthia de Almeida para Vamos Falar sobre o Luto

Uma cartilha elaborada por uma instituição de psicologia do Ceará dá conselhos preciosos sobre como lidar com as emoções das crianças, desde o adoecimento até a eventual morte e o luto por alguém muito próximo a elas nestes tempos de pandemia
boy-1666611_1920Como falar para as crianças sobre a morte de alguém querido? Como lidar com o seu luto? As atitudes dos adultos numa situação difícil costumam enviar sinais equivocados. Mesmo que a intenção seja proteger e poupar os pequenos do sofrimento, tentar amenizar algo tão radical como a morte é impossível. E , acredite, pode prejudicar mais do que ajudar. Já falamos aqui muitas vezes sobre a delicada questão do luto infantil e, nestes tempos de pandemia, em que as crianças estão ainda mais expostas à perda de pessoas próximas, voltamos ao tema com alguns conselhos muito importantes para orientar os pais, avós e cuidadores em geral.

Como comunicar às crianças a morte de um ente querido por Covid-19? Há respostas muito precisas para essa e outras questões que surgem antes e depois do falecimento nesta cartilha elaborada por uma instituição de Fortaleza, Ceará, a Escutha Psicologia e Saúde, que atua na assistência, pesquisa e ensino na área da saúde, dedicada, entre outros temas, a cuidados paliativos e luto.

Não esconda a morte. Use o verbo morrer. A criança sente e tem necessidade de expressar sua dor, que pode vir em forma de raiva, medo e tristeza. Expresse e compartilhe você mesmo a sua dor para que ela entenda que não é a única a sofrer. Estimule a criança, nestes tempos impedida de participar de rituais de despedida, a fazer homenagens alternativas, como cartinhas e desenhos para a pessoa falecida.

Estas e muitas outras orientações estão reunidas aqui nesta cartilha abaixo, com uma linguagem tão delicada quanto objetiva e simples. Temos certeza de que vai ajudar muitas famílias.

Como comunicar às crianças a morte de um ente querido por Covid19 

Confira também outras publicações do site Vamos Falar sobre o Luto.

Compartilhe