10 blocos na folia do Sambódromo
Por Ana Beatriz Garcia para Jornal da Cidade
Todos prometem, com suas temáticas variadas, dar conta do recado e esbanjar graça e samba no pé nos desfiles gratuitos de 2 e 4 de março
Além das cinco escolas que desfilarão neste Carnaval, dez blocos também vão esbanjar cores e animação na passarela do samba, em Bauru, nos próximos 2 e 4 de março.
Na primeira noite, 2/3, entrarão os blocos Estação Primeiro de Agosto, Os Farofeiros, Império da Lagoa do Sapo, Estrela do Samba de Tibiriçá e Estação Primavera.
Já no segundo dia de desfiles, a animação do Sambódromo “Guilberto Carrijo” ficará por conta dos blocos Dragões da Vila, estreante no Carnaval bauruense neste ano, Ouro Verde 100% Arte, Pérola Negra, Esquadra da Indepa e Pé de Varsa, a atual campeã.
Primeiro a pisar no Sambódromo, o bloco Estação Primeiro de Agosto chega com o enredo nostálgico “De Caré e suas pastoras às solteironas que na estação embarcaram… Óh, abram alas: os blocos chegaram”.
Em seguida, a folia continua por conta do bloco Os Farofeiros que, em seu segundo ano na passarela do samba, colore a noite com o enredo “Aquarela é a inspiração” com base na composição de Toquinho e Vinicius de Moraes.
Os componentes do bloco Império da Lagoa do Sapo serão os terceiros a cair na folia com o enredo “No embalo desta festa, o Sapo convida você”. Na sequência, o bloco Estrela do Samba de Tibiriçá leva para o Carnaval o enredo “Dinheiro: a ambiguidade entre a ambição e a felicidade” e promete dar o ponta pé inicial com muita animação.
Para finalizar a participação dos blocos na primeira noite de desfiles, o Bloco Estação Primavera chega à festa com uma temática sobre a luta das mulheres, dos negros, das religiões com o enredo “Um grito de liberdade. Meu canto é resistência, respeito”.
SEGUNDO DIA
Fundado em junho de 2018, o bloco Dragões da Vila, da Vila Dutra, chega para o seu primeiro ano de desfile no Sambódromo.
Com 130 componentes, o bloco estreante trará como enredo “Pelo ar e pela terra, um mergulho no Rio Batalha” e é o primeiro a entrar na avenida na segunda noite de Carnaval.
Em seguida, O Bloco Ouro Verde 100% Arte levará ao sambódromo de Bauru a história da profissional de futebol feminino – a atleta gaúcha Maurine Dorneles Gonçalves com o enredo “Gauchinha Guerreira Inspiração do Povo: O Ouro Verde Te Exalta”. Já com uma temática do Candomblé Angola Bantu, o bloco Pérola Negra leva para a avenida o enredo “Matambá: a força da minha existência”.
O bloco Esquadra da Indepa é o terceiro a entrar no Sambódromo e com o enredo “O Indepa na nobreza popular, coroando um reinado de ‘mentira'”.
Encerrando o Carnaval dos blocos no Sambódromo, o campeão de 2018, bloco Pé de Varsa, traz o Egito para Bauru com o enredo “Egito vai conquistar o seu coração entre mistérios e magias”.