O nosso lanche de cada dia
Texto extraído do site Bauru Line
Bauru, um dos mais famosos lanches do Brasil, foi criado pelo bauruense Casimiro Pinto Neto, em 1934, no Bar Ponto Chic, em São Paulo, capital.
Sua receita original consta de pão francês sem miolo, fatias de rosbife, queijo derretido, rodelas de tomate e pepino.
A história
Casimiro Pinto nasceu em Bauru-SP, em 5 de abril de 1914. em 1931, ingressou na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Orgulhoso de sua cidade natal, sempre foi conhecido como “Bauru”.
Juntamente com outros estudantes, artistas e intelectuais, frequentava o restaurante Ponto Chic, no largo do Paissandu. Numa noite, em 1934, procurou o cozinheiro do restaurante e “ditou” a receita de um sanduíche: pão francês, aberto e sem miolo, uma porção de queijo derretido em banho-maria, fatias de rosbife, rodelas de tomate cru e pepino (picles).
Segundo Casimiro, essa receita incluia os elementos básicos de um lanche equilibrado em albumina, proteína e vitamina, conforme ele havia lido em uma cartilha sobre alimentação.
Na mesma noite, outros frequentadores pediram o novo sanduíche, dizendo que queriam um “igual ao do Bauru”. Nascia um dos mais famosos lanches do Brasil e também conhecido em outros países.
A receita
Pão francês aberto, sem miolo
Uma porção de queijo mussarela, derretido em banho-maria
Fatias de rosbife
Rodelas de tomate
Rodelas de pepino (picles)
Sal e orégano a gosto
GOSTOU?! A NOSSA BAURU É UM ESPAÇO QUE CONTA COM A COLABORAÇÃO DA POPULAÇÃO BAURUENSE. MANDE A SUA HISTÓRIA PARA COMUNICACAO@JARDIMDOYPE.COM.BR