Por Site A Mente é Maravilhosa
O luto e a morte são temas recorrentes no cinema, e é que são processos e experiências transversais que mais cedo ou mais tarde todos teremos que enfrentar. Neste artigo, trazemos 7 filmes sobre luto que podem nos acompanhar ou nos inspirar nesse processo.
O cinema é uma arte que vai além de contar ou mostrar uma história, e que reflete valores da sociedade, emoções humanas, aprendizados… Por isso é, além disso, uma ferramenta didática e de conscientização social. Dois dos temas recorrentes nos filmes são as perdas e sua correspondente gestão por parte dos personagens. É por isso que hoje trazemos 7 filmes sobre luto, para aprofundar um pouco mais nesse processo natural e doloroso.
E é que o luto é um processo natural, que todos nós experimentamos quando devemos enfrentar uma perda, e que nos permite reajustar e enfrentar nossa nova realidade. O luto aparece quando um ente querido morre, mas também quando vivenciamos uma separação, quando perdemos o emprego… No entanto, os filmes selecionados falam sobretudo do luto derivado da morte.
7 filmes sobre luto
Deixamos para vocês 7 filmes sobre luto que farão vocês refletirem sobre a vida e a morte, as emoções, a fragilidade humana, como as pessoas lidam com o luto (cada um à sua maneira)… E, sobretudo, filmes que nos farão ver como o luto não é de forma alguma um processo linear.
21 gramas (2003)
Quanto peso perdemos quando morremos? 21 gramas, o peso que aqueles que sobrevivem deverão carregar. Esse é um filme americano dirigido por Alejandro González Iñárritu que fala sobre esperança e humanidade, miséria e sobrevivência.
Através dele, conheceremos três personagens que vivenciam emoções intensas e que conhecem a morte de perto: Paul, Gato e Cristina, unidos por um acidente inesperado.
Sete vidas (2008)
Outro dos filmes sobre luto que trazemos para você é Sete vidas, estrelado por Will Smith. Esse é mais um filme americano que conta a história de um inspetor da Receita Federal de Los Angeles que entra em contato com algumas pessoas para ajudá-las. Por que ele age assim? É um mistério que se revela. Um dia ele conhece Emily, uma jovem enfermeira investigada pelo departamento do Tesouro, por quem se apaixona. Mas Emily está perto da morte.
Um caminho de luz (2008)
Um caminho de luz é outro dos filmes sobre luto realmente impressionantes. Filme espanhol dirigido por Javier Fesser, mostra-nos a aventura de uma menina de 11 anos, Camino, que vem de uma família do Opus Dei.
Camino ficou gravemente doente com câncer e através de sua história vemos como sua família lida com esse processo de maneiras muito diferentes. Um filme que faz refletir sobre a vida e a morte, religião, crenças, dor, fé e amor.
O camisa 5 (2010)
Filme dirigido por Rick Bieber, que conta a história de Luke Abbate, um popular jogador de lacrosse e futebol. Quando Lake, de 15 anos, morre em um acidente de carro causado por um motorista imprudente, seu irmão Jon decide homenageá-lo através do futebol. É um filme que nos ensina como não existe um único caminho bom para enfrentar o luto.
Tão forte e tão perto (2011)
Tão forte e tão perto, dirigido por Stephen Daldry e baseado no romance de Jonathan Safran Foe, é outro dos filmes sobre luto que recomendamos.
Conta a história de Oskar Schell, um menino precoce de 11 anos, inventor, designer de joias, astrofísico e pacifista. Seu pai morre nos ataques de 11 de setembro e então Oskar encontra um envelope misterioso com uma chave dentro. A partir daí começa sua aventura para encontrar a fechadura que abre essa chave.
Um amor verdadeiro (1998)
Um filme do gênero drama, com o qual conhecemos Ellen Gulden, uma jornalista ambiciosa que só vive para trabalhar. No dia em que Ellen recebe a notícia de que sua mãe está gravemente doente, ela decide voltar para sua cidade natal com ela.
Como resultado dessa viagem, ela se vê imersa em uma intensa convivência com seus pais que lhe permitirá conhecê-los em profundidade. Tudo isso a torna madura, inspirando uma acertada reflexão sobre a morte e o luto.
Reencontrando a felicidade (2010)
O último dos filmes sobre luto que lhes deixamos é este dirigido por John Cameron Mitchell e estrelado por Nicole Kidman e Aaron Eckhart. Conta a história desses dois protagonistas, um casal que tenta superar a morte do filho de quatro anos em um acidente de carro.
É um filme adaptado do romance com o mesmo título de David Lindsay-Abaire, vencedor do Prêmio Pulitzer (categoria de drama). Segundo os críticos, um bom filme que nos mostra “a devastação da perda e o lento e silencioso retorno da esperança”.
Graças ao cinema conhecemos novas realidades e adquirimos novos aprendizados. Compreender as emoções e nossos próprios processos como seres humanos através do cinema nos permite adquirir novas perspectivas e, por que não: crescer como pessoas.
Para ver a publicação original, clique aqui.