Psicóloga Lia Finn lança livro infantil com temática sobre o luto

Por Site Parana Shop

 “Os Jardins da Terra” tem como objetivo propiciar para as crianças uma abordagem acessível e leve sobre a perda de entes queridos

heart-3096379_1920

Para atender uma necessidade em comunicar e expressar o processo da perda para crianças tão pouco abordado, a psicóloga Lia Finn, que também é psicoterapeuta, neuropsicóloga e autora de vários livros, lança este ano a obra “Os Jardins da Terra” pela Editora Insight, com ilustrações de Rosângela Grafetti. O objetivo é trazer o tema da morte e do luto de maneira leve, mostrando a importância do respeito pelos sentimentos que acompanham todos os estados que acompanham o luto.

A obra, que será lançada sábado, dia 20, de outubro, no Bazar Leite Quente, terá sessão de autógrafos, das 11h às 16h. O lançamento reserva um momento especial para as crianças, quando às 14h30, Fafá Conta, conhecida pelo sucesso de seu canal no YouTube, com mais de 42 mil inscritos, fará a contação do livro.

“Os Jardins da Terra” conta a história de Bia e da importância de seus vínculos afetivos. À medida que a narrativa se desenvolve foca-se na construção desses vínculos, nas atitudes dos personagens e no que reforça esses laços de maneira construtiva e saudável. Pela sua experiência de mais de 25 anos na área de psicologia clínica, Lia com maestria e experiência trata com delicadeza a perda de entes queridos.

Direcionado para o público infantil, a partir dos seis anos, o livro serve de apoio para trabalhar o tema da morte em sala de aula como tema, bem como indicado para crianças que atravessam o processo de perda. A história apresenta uma condução que ressalta a importância dos vínculos afetivos, numa mensagem permitindo acesso às crianças com qualquer tipo de credo e ou religião. Além de instituições de ensino, a obra também agradará pais e profissionais da área de saúde.

Para Lia, a morte é pouco discutida numa cultura narcísica que se apregoa e se valoriza apenas sentimentos como alegria, felicidade e ganhos. “Quando falamos e lidamos com as perdas, fazemos nossos lutos e somos capazes de ajudar mais as crianças com essa questão. Quanto mais aprendemos a lidar com perdas, mais nos humanizamos”. A autora destaca que o livro não é uma história de superação, pois, para ela não há o que se superado e sim respeitado e elaborado.  “O luto não é uma doença é uma necessidade”, diz.

O Bazar Leite Quente é organizado pela Editora Insight e tem como proposta valorizar o comércio local expondo trabalhos autorais direto de Curitiba. O evento, que este ano, ocorrerá nos dias 20 e 21 de outubro, das 10h às 18h, já está em sua 4ª edição e contará com diversos expositores de Arte, Design, Decoração, Moda, Artesanato e Gastronomia.

Contrapartida Social – O livro, realizado por meio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, com incentivo do Positivo, tem como contrapartida social encontros com a autora e mini-oficinas de ilustração em escolas públicas de Curitiba.

Sobre a autora Lia Finn: Natural de Passo Fundo (RS) e reside em Curitiba (PR). Escritora e poeta. Formada em Psicologia, pós-graduada em Psicodrama e especialista em Neuropsicologia Clínica. Atua em psicologia clínica. Criou a oficina de poesia “Poesia em Neuroimagem”, onde integra arte e neuropsicologia. Conta com participação em saraus e grupos literários da cidade e do coletivo Marianas. Entre os livros publicados destacam-se: “Sob as Cores de Miró, Contos, Poesias e Palimpsestos” (Arte Editora, 2015). “A Madrasta: Entre o Espelho e a Maçã”, reflexos e reflexões de um papel – (Marianas Edições e Bolsa Nacional do Livro, 2017)

Compartilhe