Pet Terapia: saiba o que faz uma cão terapeuta em Bauru
Por Juliana Oba para Social Bauru
Passar um tempo brincando com o seu cachorro ou, pelo menos, em contato com ele pode ser muito prazeroso. Além do lazer, essa interação ainda pode ajudar no tratamento de idosos e crianças. Assim surge a Pet Terapia, com o propósito de desencadear bem-estar, saúde emocional, física, social e cognitiva.
Segundo um artigo publicado na Revista de Medicina, esse tipo de terapia estimula tanto o aspecto físico quanto o emocional da pessoa. Por isso, o objetivo da atividade é melhorar a qualidade de vida e acelerar os processos de recuperação.
Os pets bauruenses também entraram na onda da pet terapia. A Pandora, uma Golden Retriever, visita os alunos da Associação dos Familiares Amigos e Pais dos Autistas de Bauru (AFAPAB) duas vezes por semana! Apesar de não ter um viés focado na recuperação, o contato entre a cachorra e os alunos se mostram benéficos.
Para o coordenador pedagógico e professor, Luan Henrique de Jesus da Costa, o contato entre a cachorra de nove meses e as crianças tem se mostrado positivo. “Você vê que esse contato é diferente do contato humano, que é sempre muito invasivo. O da Pandora não, porque ela não apresenta uma demanda para eles, flui de uma forma mais suave. Ela está sempre ali e eles interagem no tempo deles, ela respeita esse tempo, é uma vivência muito saudável. Então é muito bom para as crianças”, afirma.
Para saber mais, leia a matéria no link abaixo.