Museus de Bauru superam o distanciamento com tecnologia

Por Ana Beatriz Garcia para JCNet

Com diversas ações online, museus querem aproximar a população durante o período de isolamento; nesta sexta (10), haverá live

Em tempos de pandemia, as portas dos museus permanecem fechadas. Mas tendo como principal vocação manter a arte e a história vivas, o museus Ferroviário Regional de Bauru (MFRB) e Histórico de Bauru (MHISB) vêm desenvolvendo diversas atividades para aproximar a população neste período. Nesta sexta-feira (10), haverá uma live, a partir das 19h, com a participação da museóloga Luiza Cristina Barbosa, na página do Museu Histórico, no Facebook.

“Estamos batalhando muito para manter os museus vivos. Apesar deste momento em que estamos preservando pela saúde de todos, o trabalho do museu é extra muros. Os museus são vivos e dinâmicos. A gente consegue superar a distância física e, através da tecnologia, levar às pessoas o cuidado com o acervo, as ações educativas e até as visitas”, afirma Fabiana Ferreira Rocha historiadora e chefe de seção do Museu Histórico de Bauru.

Nesta sexta-feira (10), ela estará em um bate-papo, em live, com participação da museóloga Luiza Cristina Barbosa sobre ações desenvolvidas e dedicadas aos museus Ferroviário Regional de Bauru e Histórico de Bauru. “Esse é um projeto de fazer lives com historiadores, memorialistas e funcionários para debater sobre memória e conservação. Além disso, todos podem participar enviando suas perguntas”, comenta.

OUTRAS AÇÕES

O Museu Histórico tem parceria com Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo e vem intermediando a exibição de filmes pelas redes sociais. “Nós fomos selecionados em edital para que o MIS viesse a Bauru. Mas, com a pandemia, tivemos de fazer isso de forma online”, conta Fabiana Rocha.

Além desta, outras ações podem ser conferidas na página dos museus e da Secretaria de Cultura nas redes sociais. “Todas as quintas-feiras são publicadas esquetes de vídeos em que os funcionários dos museus rodoviário e ferroviário explicam a função e história de alguns objetos do acervo. É como se as pessoas estivessem no museu recebendo uma monitoria, mas na segurança de suas casas”, diz a museóloga Fabiana Rocha.

SERVIÇO

Todas as ações dos Museus Ferroviário Regional e Histórico de Bauru podem ser vistas em suas páginas oficiais no Facebook. A live com participação da museóloga Luiza Cristina Barbosa será nesta sexta (10), a partir das 19h, no perfil do Museu Histórico de Bauru.

Jogo

No mesmo caminho, o Museu Ferroviário Regional de Bauru lançou um novo jogo interativo em comemoração aos seus 30 anos, no final de junho. Na partida, o jogador assume o papel do maquinista de uma locomotiva à vapor e deve, criando trechos entre as trilhas de ferro e desviando dos obstáculos, guiar o trem da Estação Ferroviária Central por diversos pontos turísticos do município, como o Calçadão da Batista e o Parque Vitória Régia. A plataforma é recomendada para crianças a partir de 5 anos de idade. Ainda em fase de testes, não está disponível para jogabilidade em tablets e celulares, mas já pode ser acessado em computadores a partir do navegador Mozilla Firefox no portal do Projeto MFRB (https://www.projetomuseuferroviario.com.br/jogo/).

 Para conferir essa e outras notícias, acesse o JCNet

 

Compartilhe