Como posso ajudar alguém a lidar com a perda de um filho?

Por Familia.com.br

Os pais esperam para ver seu filho crescer até a maturidade. Espera-se que os pais morram primeiro enquanto seus filhos continuam o ciclo de vida. Elisabeth Kubler-Ross descreve o ciclo de sofrimento numa situação como essa.

Os pais esperam ver seu filho crescer até a maturidade. Em última análise, esperamos que os pais morram primeiro e que seu filho continue o ciclo de vida. Quando este não é o caso e uma criança morre, é uma mudança de vida para os pais que às vezes são levados a uma vida inteira de sofrimento.

À medida em que os pais experimentam a dor de perder um filho, passarão pelo ciclo de sofrimento relatado no trabalho feito por Elisabeth Kubler-Ross.

Negação e raiva

Ela afirma que o ciclo da dor geralmente começa com a negação. Isso pode ser expresso em declarações como: “Isso não pode estar acontecendo comigo.” Essa é uma habilidade de enfrentamento provisória até que seja substituída pela raiva e por pensamentos como, “Por que eu?”. As pessoas podem estar com raiva de si, dos outros, e muitas vezes de Deus.

Ajudar alguém a passar por esses estágios requer a compreensão da dor que eles estejam sofrendo. Não tente fazê-los aceitar tudo o que está acontecendo. Em vez disso, permita-lhes expressar as emoções de raiva que estiverem sentindo.

Negociação e depressão

A próxima etapa é a negociação, onde o pai pode tentar fazer um acordo com Deus para trazer seu filho de volta. Isso pode ser em forma da promessa de parar um mau hábito ou fazer algo diferente com a sua vida. Essa negociação não produzirá uma solução sustentável, de tal modo que a pessoa entrará em depressão.

Compartilhe