Casal de Bauru se organiza para dar a volta ao mundo em veleiro
Por Marcele Tonelli para Jornal da Cidade de Bauru
Um veleiro, um cãozinho e oito anos em alto mar. Este é o projeto de vida para os próximos anos do casal de empresários de Bauru, sócios do Bar do Português, Paula Lamberti e Fernando Mendes, ambos de 46 anos. Com partida prevista para 9 de julho, eles seguirão para uma temporada de aventuras, que deve terminar após uma volta ao mundo.
A embarcação de pouco mais de 12 metros, batizada de Estrega, já está preparada inclusive para o mascote e o mais novo integrante da família, o lhasa apso Choppinho, de 4 anos, também já acostumado com a imensidão das águas.
O casal acumula, entre suas experiências, uma viagem de cerca de um ano e meio, período em que navegaram pelo Atlântico, feita entre 2011 e 2013, conforme o JC noticiou na época. Desta vez, Paula e Fernando alugaram a própria casa onde moravam e, com ajuda de familiares, venderão o carro que utilizam para partirem. Retornarão ao Atlântico e, finalmente, concluirão a volta ao mundo.
No dia 9, eles saem de Paraty para Ilha Grande, em Angra, depois seguem para Camamu, na Bahia.
COMPETIÇÃO
Dias após, eles vão para Morro de São Paulo, depois Salvador e Recife, onde se concentrarão no Cabanga Iate Clube. Lá, se prepararão para a maior regata oceânica brasileira, a Regata Internacional Recife (Refeno), que sai de Recife e chega a Fernando de Noronha. O trajeto de 300 milhas náuticas (equivalente a 560 km) deve ser feito por aproximadamente 100 veleiros. “Mas não temos como foco competir, porque o barco estará pesado desta vez, já que iremos morar a bordo por muito tempo. Somos cruzeiristas, não regateiros”, explica Paula. Há alguns anos, o casal participou de competições do tipo e levou o 2.º e 4.º lugares.
MOCHILÃO
Depois da competição, eles partirão para outra rota, passando pela Paraíba, Natal e saem do País pela Guiana Francesa. Seguem pelo Caribe, Estados Unidos, velejam pelo canal entre Miami e Nova York, depois Ilhas Bermudas, Assoures, Lisboa e, por fim passam uma temporada pelo Mediterrâneo, conhecendo a Espanha, a Itália, a costa Francesa e a Grécia. A ideia deles é até desembarcar para um mochilão por lá.
“Depois, voltamos para o Caribe e passamos pelo canal do Panamá para iniciar a volta ao mundo, passando por Galápagos e Polinésia. O Fernando queria conhecer o Mediterrâneo antes de velejarmos para a volta ao mundo, por isso passaremos uma temporada por lá antes”, detalha Paula.
“Na verdade, não ficamos sós no barco. Temos amigos em vários destinos e a vida social é intensa”, completa.
‘EQUIPADOS PRA TUDO’
Caixas de primeiros socorros para humanos e também para o cão, dessalinizador de água, complexo vitamínico, gerador, GPS, rastreador via-satélite, bote salva-vidas e outra série de equipamentos considerados importantes para a missão estão entre os itens obrigatórios levados para a viagem. “A bordo, a vida é simples. O luxo está nos lugares, pessoas e culturas que conhecemos. Ali, temos a rédea das nossas vidas em nossas mãos e não sentimos o tempo escoando como ocorre ao cair na rotina em terra firme”, afirma Paula.
Questionada sobre os riscos da viagem, Paula diz que eles analisam antes todos os destinos e programam a viagem para a melhor época e que as rotas podem mudar ao longo do trajeto.
“Respeitamos os melhores períodos para estarmos em certas regiões. No Caribe, a temporada de furacões vai de junho a meados de novembro. Talvez, os 20 dias do Panamá até Galápagos sejam os mais tensos, porque nunca fizemos”, diz.
Ela conta que possui contatos de médicos em grupos de velejadores e também de veterinários sempre dispostos a ajudar. “Posso assegurar que o barco é muito mais seguro do que as nossas estradas, que sempre registram ultrapassagens perigosas. Nesses dias que passamos em viagens para ver a família, percebemos o quanto a vida em alto mar é muito mais segura”, finaliza a empresária. As aventuras da família podem ser acompanhadas no blog “Do bar para o mar” http://dobarpromar.blogspot.com
Para conferir a matéria original e as fotos do casal, clique aqui.