Eny Cezarino
1916 – 1987
Emy Cezarino, assim a Madame Eny foi registrada em homenagem ao avô que havia ficado na Itália foi considerada uma empreendedora de destaque em night club’s em Bauru, o Eny’s Bar ficou conhecido em todo país.
A fama de Eny e de seu buquê de mulheres, assim denominadas por ela, atraiu muitos figurões da política, classe artística e empresários até a “pensão” da Rua Costa Ribeiro e, nos tempos auges e finais, no casarão de 15 mil metros quadrados na entrada da cidade de Bauru.
Entre os frequentadores do Eny’s Bar estavam: políticos, artistas da música e as histórias dão conta que até presidentes brasileiros por lá passaram.
Mas Eny era muito mais do que uma empresária, era uma mulher de atos beneficentes e reconhecidos por muitas instituições e pessoas que contaram com a sua ajuda. Além de cuidar de sua família, Eny doava alimentos, brinquedos e dinheiro para muitas creches, instituições sociais e bauruenses que em sua porta batiam para pedir auxílio. Não teve filhos, mas arcou com estudos e alimentação de muitas crianças, mesmo quando já não vivia com fartura.
Eny morreu em decorrência de complicações por causa da diabetes e pobre.
Fonte: Eny e o Grande Bordel Brasileiro (Lucius Mello) e Site Revista Super Interessante