Bauru chegará aos seus 124 anos de uma forma diferente. A pandemia impede que o aniversário da cidade, no próximo sábado (1), seja comemorado com toda a programação tradicional no Vitória Régia. Por isso, a prefeitura decidiu organizar um festival gastronômico e uma live com nove bandas (veja no quadro) para celebrar a data.
As secretaria municipais de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (Sedecon) e de Cultura encabeçam a iniciativa. Titular da primeira pasta, Aline Fogolin explica que o Festival Gastronômico de Aniversário Mesa Bauru será lançado em 1 de agosto, durante a live, mas funcionará entre os dias 7 e 31 do mesmo mês.
Ainda de acordo com a secretária, a ação visa induzir o consumo para o setor gastronômico do município, que foi bastante afetado pela quarentena. Os estabelecimentos interessados poderão se inscrever até 2 de agosto através do e-mail turismo@bauru.sp.gov.br. Basta possuir CNPJ.
A iniciativa em questão oferecerá diferentes pratos com três faixas de preço: bronze, prata e ouro. “Nós pretendemos atingir todos os tipos de público e, para tanto, contamos com a parceria do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares [SinHoRes] local”, diz Aline.
No entanto, ainda não há definição se a população poderá participar do festival presencialmente ou por delivery. A decisão, segundo a secretária, dependerá da situação epidemiológica da cidade até a data do evento.
PROGRAMAÇÃO CULTURAL
Titular da Secretaria Municipal de Cultura, Rick Ferreira fala sobre a live. “Nós estamos com um edital em andamento, no qual a Zopone patrocina as apresentações dos artistas no decorrer de um projeto que já desenvolvemos, chamado Viva a Cultura. A ideia é dar continuidade à proposta no dia do aniversário da cidade”, completa.
A transmissão ao vivo das bandas ocorrerá no sábado (1), das 14h às 21h, por meio da página da Prefeitura de Bauru (Facebook) e do canal da Secretaria Municipal de Cultura (YouTube).
No decorrer dos shows, a organização mostrará vídeos curtos, produzidos pela assessoria de comunicação do município, sobre os pontos turísticos da cidade. Haverá, ainda, uma gravação de um chef local mostrando o passo a passo da receita original do sanduíche bauru. Já a live propriamente dita acontecerá direto do palco do Teatro Municipal de Bauru.
SERVIÇO
A live com as bandas ocorrerá no sábado (1), das 14h às 21h, via Facebook e YouTube. Já o Festival Gastronômico de Aniversário Mesa Bauru será lançado no mesmo dia, mas só funcionará entre 7 e 31 de agosto.
Pensando no futuro
Ainda em homenagem aos 124 anos de Bauru, a Sedecon entregará o Inova Bauru, o primeiro espaço municipal de inovação da cidade, no próximo dia 3, às 14h. O local contará com ferramentas e serviços voltados ao fomento de temas como empreendedorismo, tecnologia etc.
A inauguração ocorrerá de forma virtual, especificamente, com transmissão ao vivo pelo YouTube da Prefeitura de Bauru (bit.ly/canalprefeituradebauru). O Inova Bauru abrigará, também, o Lab de Energia Criativa, graças ao patrocínio da AES Tietê, além do apoio do poder público municipal e do Ministério da Cidadania. O segundo espaço visa estimular o exercício da imaginação, descoberta e invenção. Ao todo, 160 jovens deverão compor as primeiras turmas do local.
Ambos os espaços ficarão na rua Joaquim Anacleto Bueno, 1-60, no Jardim Contorno. Outras informações: inova@bauru.sp.gov.br.
Expo está marcada para dezembro
Integrantes do calendário oficial do aniversário da cidade, a Grand Expo e o Viva Bauru foram adiados neste ano.
A 47.ª edição da Grand Expo Bauru tem uma data marcada, mas não ocorrerá em agosto, como de costume. Conforme informações da página oficial do evento, no Facebook, a expectativa é de que a festa seja realizada entre os dias 10 e 13 de dezembro de 2020.
Presidente da Associação Rural do Centro Oeste (Arco), Emílio Brumati adianta que um dos shows confirmados será o da dupla Henrique & Juliano.
Já o Viva Bauru não tem uma nova data definida em 2020. Em nota, o diretor da Projeto Cidade, realizadora do Viva Bauru, Renato Franco Zaiden, informa que comemora, desde o centenário, o aniversário do município em um evento que reúne, a cada edição, um público médio de 100 mil pessoas no Vitória Régia. A iniciativa também abriga a Festa do Sanduíche Bauru, cuja renda é revertida para as instituições da Associação das Entidades Assistenciais e Promoção Social (Aeaps).
Ainda segundo Zaiden, o Viva Bauru não ocorrerá neste ano em função da falta de condições sanitárias, fato que torna inviável as demais exigências para as comemorações, incluindo a montagem da estrutura, os patrocínios e a presença do público.