Que tal um filme?
Fizemos uma coletânea de dicas de filmes para você se emocionar e pensar passadas pelo Projeto Acolher Perdas e Luto. Vamos conferir?
Beleza Oculta
Um promissor publicitário entra em depressão após a morte de sua única filha. Ele se afasta dos amigos, sua empresa está à beira da falência e inconsolável e revoltado, ele só encontra alívio escrevendo cartas para a morte, o tempo e o amor. Mas o que parece impossível, se torna realidade quando essas três partes do universo decidem responder.
O quarto do filho
Neste longa, um psicanalista e sua família lutam para superar o trauma da morte acidental de um dos filhos. O pai se sente culpado, a mãe e a irmã mergulham na dor, mas uma visita inesperada força a família confrontar os seus sentimentos e aprender a lidar com a impotência diante do imponderável. Este filme foi vencedor da Palma de Ouro em Cannes.
A canção do Mar
Esta premiada animação irlandesa retrata a vida de duas crianças enlutadas pela partida da mãe. Juntas, elas descobrem que a morte dela desencadeou revelações mágicas e que o seu legado ainda permanece em seus corações. Uma linda jornada.
Se Algo Acontecer… Te Amo
Com apenas 12 minutos, este curta-metragem de animação narra a jornada emocional de um casal que está tentando lidar com o luto. A filha partiu de forma trágica e eles estão cada vez mais depressivos, distantes e silenciosos. Para permanecerem unidos, o casal precisará transpor barreiras dolorosas.
Sete minutos depois da meia-noite
Esse filme tem uma estética bem diferente, mas vale a pena conferir. Ele conta a história de um menino de apenas 13 anos que sofre bullying na escola, tem um pai ausente, uma avó que o maltrata, e ainda por cima, a sua mãe que ele ama tanto, está parecendo de uma grave doença. Esse filme é uma metáfora madura sobre como lidar com essa conjuntura tão triste quanto inevitável: a iminência da partida de um ente querido. Ainda mais em uma fase em que se é velho demais para ser criança e muito novo para ser um homem.
Já estou com saudades
Este filme conta a história de duas mulheres que são as melhores amigas desde a infância. Enquanto uma é bem sucedida, casada e com dois filhos, a outra optou por ter uma vida mais pacata ao lado do marido. Ao se submeter a um tratamento de gravidez, ela engravida, mas no momento em que sua melhor amiga recebe o diagnóstico de câncer de mama. E assim, ela vai precisar de todo o apoio. Este filme aborda algumas questões desafiantes como a quimioterapia, sente-se mal com corpo a importância e sentir-se amada, e é claro o medo da morte. Mas tudo é amenizado se temos a pessoa certa o nosso lado.
Antes de Partir
Os destinos desses dois homens que são tão diferentes se entrelaçam num quarto de hospital, onde ambos vivenciam o diagnóstico de um câncer terminal. Esse estranhamento inicial se transforma numa grande cumplicidade e eles decidem fugir para realizar os últimos desejos que fazem parte de uma lista. Trata-se de uma reflexão sobre o sentido da vida e a gente vai pensar: para que acumular tantos bens? Por que sacrificar a vida familiar? E aquele eu te amo que nunca foi dito? É uma dessas histórias inspiradoras que nos faz rever as nossas prioridades.
Bom filme!