SÍMBOLOS DE LUTO: CONHEÇA OS SÍMBOLOS USADOS APÓS A MORTE
Por Site We Mystic
O luto é um período pelo qual a maioria dos seres humanos passarão um dia. Quando alguém próximo a nós morre, muitas pessoas tendem a agir diferentemente. Entretanto, alguns detalhes também são muito parecidos, como o choro e a tristeza, independente da sociedade.
Hoje conheceremos alguns símbolos que exprimem este sentimento de luto, vamos a eles.
SÍMBOLOS DE LUTO: FITA PRETA
A cor preta já é uma cor mundialmente conhecida por este período negro e de imensa tristeza. Assim, o símbolo da fita ou laço preto é muito conhecido. A fita simbolizando a leveza e consciência e a cor preta, a morte.
Algumas culturas orientais, como os chineses e japoneses, utilizam a cor branca, mesmo para os funerais. Ao invés de acreditarem que a morte deve ser reverenciada, eles a veem apenas como uma passagem para a vida eterna, usando o branco do paraíso, puro e imaculado.
SÍMBOLOS DE LUTO: BANDEIRA A MEIO MASTRO
Durante épocas de luto, principalmente oficiais, as bandeiras de instituições tendem a ficar alçadas ao meio do mastro, como se soubéssemos que não é o início da vida, mas também não é o seu fim, que a pessoa ainda está guardada para uma eternidade acolhedora.
Assim, símbolos como broches mostrando bandeiras a meio mastro evocam este período de luto.
Em repartições públicas, uma cerimônia relativamente extensa é feita para que esta bandeira seja alçada. De início lento, ela começa a ser levantada e quando alça o meio, há um silêncio comovido entre todos os presentes, para que a vida da pessoa seja homenageada.
SÍMBOLOS DE LUTO: ROUPA PRETA
Da mesma forma com o laço preto, a roupa preta também significa luto. A cor negra mostra a tristeza, o vazio e a solidão da pessoa que fica desamparada, sem o calor de quem se foi.
Quando alguém morre, utilizamos geralmente preto no ocidente para expressar a dor resguardada em nossos corações.
Esta cor e costume são tão utilizados e tradicionais que podemos até mesmo citar o exemplo da Rainha Vitória, do Reino Unido. Esta rainha se vestiu de preto durante 40 anos de sua vida após a morte de seu marido, que ocorreu em 1861. Assim, ela teve um período de luto muito grande. O que também era bem mais comum com viúvas, no passado.
Para conferir a publicação original, clique aqui.