14 personalidades que vivem ou viveram em Bauru

Por Site Social Bauru

Descubra quem são as pessoas que já viveram em terras bauruenses

Bauru é cheia de curiosidades históricas e interessante por si só, além disso, a cidade coleciona diversas personalidades que nasceram, moraram ou passaram por aqui.

Nos inspiramos na matéria do Jornal Jr., empresa junior de jornalismo da Unesp de Bauru para apresentar 14 pessoas que você, provavelmente conhece mas não sabiam que tinham relação com a cidade lanche.

 

1- Casimiro Pinto Neto

Que Bauru também é lanche você já sabe, mas de onde surgiu tudo isso? Quem criou o sanduíche foi o bauruense Casimiro Pinto Neto, quando deixou a cidade para estudar direito em São Paulo. Lá, ele frequentava a lanchonete Ponto Chic. Segundo o depoimento do arquivo de Luciano Dias Pires, jornalista e historiador, o próprio Casimiro conta como surgiu o Bauru: “Era um dia em que eu estava com muita fome. Cheguei para o sanduicheiro Carlos – já falecido – e falei: ‘abre um pão francês, tire o miolo e bote um pouco de queijo derretido dentro’. Depois disso, o Carlos já ia fechando o pão e eu falei: ‘calma, falta um pouco de albumina e proteína nisso’ – eu tinha lido em um opúsculo, livreto de alimentação para crianças, da Secretaria da Educação e Saúde, escrito pelo ex-prefeito Wladimir de Toledo Piza, também frequentador do Ponto Chic, que informava ser a carne rica nesses dois elementos. Bota umas fatias de ‘roast beef’ junto com o queijo. O Carlos colocou e já ia fechando de novo quando tornei a falar: falta a vitamina. Bota aí umas fatias de tomate”. Assim surgiu o Bauru que recebeu o nome por ser esse o apelido de Casimiro.

 

2- Ozires Silva

Fundador da Embraer – Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A, Ozires Silva é bauruense e foi na cidade que sua paixão por aviões começou. Mais especificamente no aeroclube de Bauru. Enquanto os outros pensavam em pilotar avião, Ozires pensava em fabricar avião. Então, decidiu ser engenheiro aeronáutico. O sonho de que um dia o Brasil produziria aviões se tornou realidade e, hoje, a Embraer é uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo. Para saber mais, veja: https://www.youtube.com/watch?v=Rhi7BDjg2zQ

 

3- Mônica de Sousa

A personagem principal do gibi mais popular do Brasil é inspirada em uma bauruense. Mônica de Souza, filha de Maurício de Souza, criador dos quadrinhos da “Turma da Mônica”, nasceu em Bauru quando a sua família morava na cidade. Em entrevista para o Jornal da Cidade, Mônica conta que pouco se lembra da época em que morou aqui: “eu não me lembro de Bauru, pois meu pai mudou-se pra Mogi um pouco antes de eu completar um ano. Então, sei pouco sobre cidade. Só me lembro mesmo é do sanduíche (risos). Às vezes, passo no Ponto Chic, em São Paulo, e peço o lanche Bauru, pra lembrar da cidade”.

 

4- Eny Cezarino

Nascida em 1916, Eny Cezarino chegou em Bauru somente em 1940. Prostituta, ela comprou um bordel que começou a crescer e se tornar o maior e mais luxuoso do País com visitas de políticos, celebridades e pessoas de todo o Brasil. Em seu auge, o “Eny’s Bar” chegou a ter cerca de 70 meninas trabalhando em uma casa com 40 quartos, sauna, restaurante, piscina, bares e salões de festa. Os clientes ainda contavam com o sigilo absoluto e a garantia de meninas saudáveis que eram acompanhadas por um médico regularmente, além dos cuidados para que não engravidassem.

Veja quem são as outras personalidades aqui.

14 personalidades que vivem ou viveram em Bauru

Compartilhe
Fale Conosco