2020: o ano em que nos reinventamos

Por Rosana Poli para JCNet

O ano de 2021 começa a invadir a nossa casa! E o que falar de 2020? O que realmente aprendemos passando por tantas dificuldades, perdas, desafios e o medo ainda constante do vírus? A única certeza é que tivemos de desacelerar! Mudar nossos hábitos, nos distanciar das pessoas, prestar mais atenção no outro e em nós mesmos… Aprendemos que nem todo dinheiro do mundo poderia nos salvar de um ‘inimigo invisível’ e que todos somos exatamente iguais: ricos, pobres, raças e religiões. Ninguém é melhor do que ninguém…

Tivemos a oportunidade de rever nossos valores, conceitos e darmos um outro significado para a nossa própria existência. Identificamos e aprendemos a lidar com nossas emoções, uma mistura de medo, tristeza, depressão e solidão. Acompanhamos milhares de vidas que se foram… Sofremos, choramos, nos solidarizamos… No fim das contas, a conclusão é que Deus mandou um recado bem claro pra gente: diminuam o ritmo, respeitem o próximo, cuidem dos mais velhos (dos seus pais e avós), exerçam mais sua solidariedade e humildade.

hands-5441201_1920O isolamento social também nos fez enxergar o ‘mínimo’ que, na correria do dia a dia, passava despercebido. Passamos a dar mais importância para o ‘estar juntos’, abraçar nossa família, amigos e de descansar nossa mente. Enfim, de todas as lições que ficaram de 2020 é que há mudanças que precisam acontecer, há medos que devemos enfrentar, há solidões que precisamos suportar, há lágrimas que precisamos derramar e há recomeços que precisam florescer de alguma foram dentro de cada um de nós…

Porque, mesmo quando pensamos que não somos capazes de suportar tanta dor, tantos medos e tantas perdas, o tempo nos mostra que somos mais fortes do que pensávamos… 2020, com certeza, será o ano da saudade e Deus sabe quanta saudade eu carrego no meu peito…

E o que esperar de 2021? Pra mim, a palavra-chave é Fé: acreditar que os nossos medos e incertezas estão se esvaindo… Enxergar o futuro com serenidade…

E, principalmente, acreditar que em um mundo de aparências feliz é aquele que é feito de Amor e de Verdade… Ainda há muito o que fazer, o que plantar e amar nessa vida. Que venha 2021 com muita saúde para todo nós!

Se desejar ler essa publicação original, clique aqui.

Compartilhe