Brincadeira para cada idade

Por JCNet

Criançada precisa se divertir na quarentena, mas com atrativos adequados à faixa etária

 road-2672029_1920

Ser criança é brincar, correr, inventar, imaginar e aprender. Porém, com o afastamento social, por conta do coronavírus, podem surgir algumas dúvidas sobre a diversão adequada para cada faixa etária.

A Sunny Brinquedos, importadora de inúmeras licenças de sucesso, selecionou brincadeiras ideais segundo cada faixa etária.

Assim, pais e filhos podem aproveitar juntos da melhor forma possível.

*

Até os 2 anos: nos primeiros anos de vida, a criança brinca explorando o próprio corpo e tudo ao redor. Por isso, brinquedos coloridos, com cheiro, formas e formatos diferentes são os mais indicados, estimulando o bom desenvolvimento dos cinco sentidos, tato, olfato, visão, paladar e audição.

Sugestão de brincadeira: boliche com garrafa. Pegue algumas garrafas pet e coloque a certa distância do pequeno. Com uma bolinha de pelúcia ou plástico incentive-o a jogar a bola nas garrafas. A ideia não é acertar o objeto, mas estimular a parte cognitiva.

Saiba melhor como fazer em www.tempojunto.com

*

Dos 2 aos 3 anos: nessa fase os pequenos gostam de pular, dançar e cantar. Uma opção interessante é realizar atividades que tenham como objetivo o equilíbrio, a independência e a flexibilidade.

Sugestão de brincadeira: caça ao tesouro com barbante: faça um caminho de barbante amarrando no local que preferir. Coloque dicas ao longo do fio com ações como dançar, pular ou correr, que servirão como comandos que a criança deve fazer para chegar até o prêmio. Com os pequenos vendados, guie-os por todo o caminho, direcionando-os para as pistas até chegar ao tesouro, que podem ser doces, brinquedos ou o que preferir.

*

Dos 4 aos 6 anos: aqui, a criança começa se interessar pelas atividades dos adultos. Agora é uma boa hora para apresentar atividades que estimulam raciocínio e estratégia. É importante ressaltar que também é fundamental incentivar a criançada a brincadeiras que estimulam o físico como, corrida, pega-pega ou pular corda.

Sugestão de brincadeira: pega-pega pregador. Pegue três pregadores de roupa para cada participante. Cada um deve colocar os pregadores nas costas. A proposta da brincadeira é que os jogadores retirem os grampos dos outros participantes durante a corrida. O vencedor é aquele que pegar todos os pregadores dos outros jogadores ou, caso estipule um tempo para cada rodada, vence o que estiver com mais grampos. A brincadeira pode ser feita na varanda, quintal ou até mesmo dentro de casa.

*

Dos 7 aos 9 anos: é o momento de começar a introduzir brincadeiras e jogos mais dinâmicos e que estimulam o pensar. Uma opção também é investir em canais de streaming que divulgam conteúdo interativo e educativo.

Sugestão de brincadeira: “Stop”. Com papel e caneta em mãos, é só escolher uma letra e começar a jogar escrevendo nomes, cidades, frutas ou animais. Quem terminar primeiro, gritar “stop” e acertar todas as palavras faz mais pontos e vence a rodada.

*

Dos 10 aos 11 anos: por estarem maiores, chegou a hora de explorar ainda mais a criatividade, o raciocínio e o trabalho em equipe. Por isso, apostar em brincadeiras que estimulam essas habilidades é importante, como games ou atividades de lógica e aventura.

Sugestão de brincadeira: desafio do castelo de cartas. Com um baralho, incentive a criança a empilhar as cartas formando um castelo. O legal dessa brincadeira é que, além de estimular o raciocínio e a coordenação motora, todos podem participar proporcionando um momento muito legal em família.

Para conferir essa matéria na integra, clique aqui.

Compartilhe