DIANTE DO MEDO DA MORTE…

Faebook @diaruiespirita1

Diante da finitude da vida física nos sentimos impotentes, indefesos e preocupados. Muitos preferem evitar falar sobre o assunto, ou simplesmente buscam não pensar a respeito. Mas o fato é que a morte do corpo é uma certeza, que cedo ou tarde chegará, faz parte do processo natural da condição humana. E apesar de todos os temores é importante que preparemos nosso espírito para quando esse momento chegar.
Diante dessa certeza, apenas outra certeza pode nos trazer mais entendimento para enfrentar o medo da morte. consciência que a vida na Terra não é para sempre, que a vida espiritual existe e que somente o corpo físico morre, pois a vida no corpo é transitória.
O que o espiritismo diz sobre a morte? Encontramos muitas respostas na Doutrina Espírita, como na questão 149 de O Livro dos Espíritos. Em que se transforma a alma no instante da morte? “ Volta a ser Espírito, ou seja, retorna ao mundo dos Espíritos que ela havia deixado temporariamente “.
A imortalidade dos Espíritos constitui um dos princípios fundamentais da doutrina espírita, pois a morte não é o fim. Sobre a alma após a morte, esclarece a questão 153 de O Livro dos Espíritos:
Em que sentido se deve entender a vida eterna? “A vida do Espírito é que é eterna, a do corpo é transitória e passageira. Quando o corpo morre, a alma retoma a vida eterna.”
A compreensão que a vida continua nos ajuda a enfrentar com mais coragem e discernimento a questão da nossa própria morte, assim como também a não enxergarmos com desespero ou revolta a perda de um ente querido. É claro que a dor da separação de quem amamos é sempre muito difícil, mas a compreensão que esses momentos são passageiros e que o amor transcende as barreiras do tempo e espaço, nos dá forças para encarar o medo da morte e enfrentar tantos temores que ainda carregamos em nosso íntimo por não compreender a verdadeira face da vida.
Compartilhe