Endereço que parece, mas não é!

Por Marcele Tonelli para o Jornal da Cidade

São bairros, ruas e avenidas em Bauru que ‘enganam’ ou geram dúvidas em motoristas e moradores por terem nomes iguais ou parecidos

Site 2

Quem nunca se enganou com nomes de ruas, bairros e avenidas que são parecidos em Bauru que atire a primeira pedra! Imagine como seria receber em casa uma caixa de vinhos importados de presente no Natal, mas descobrir depois que não é o remetente?

A situação curiosa aconteceu com uma moradora da rua Professor José Ranieri, que fica no Centro de Bauru. Ela teve seu endereço confundido com uma casa, na mesma quadra e endereço na rua Doutor José Ranieri, que fica no Jardim Cruzeiro do Sul, do outro lado da cidade (leia mais abaixo).

Imprecisões do tipo ocorrem a todo tempo em outros locais do município. Há quem trafegue pela avenida Afonso José Aiello acreditando estar na avenida José Vicente Aiello, ou confunda endereços como o da rua Vereador Joaquim da Silva Martha com a avenida Comendador José da Silva Martha, ou o nome do Jardim Marabá com Jardim Marambá. Tem também quem pegue Uber para uma chácara no Vale do Igapó e, no caminho, percebe estar sendo levado para um bairro na região do Jardim Bela Vista.

São cenas um tanto quanto comuns ao considerar uma cidade que possui dois Jardins Pagani e três regiões com o nome Paulista: Jardim Paulista, Parque Paulista e Vila Paulista, em setores totalmente distintas. O JC nos Bairros deste domingo traz alguns destes endereços curiosos e as impressões e histórias de quem vive, usa ou trabalha em vias ou áreas assim.

PROFESSOR E DOUTOR

No topo da lista entre as vias mais confundidas em Bauru estão as ruas Doutor José Ranieri e Professor José Ranieri, citadas no início desta reportagem.

Moradora há três décadas da rua que leva professor no prenome, Lúcia Damião conta que chegou a receber a encomenda de Natal e só notou o equívoco ao observar o remetente. “Aconteceu há dois anos, porque existe uma casa com a mesma quadra e número que a minha na rua que tem o nome parecido. Foi uma surpresa receber vinhos! A sorte é que outros erros já tinham acontecido ao longo desses anos todos, então, consegui notar o remetente errado na hora de assinar e o carteiro levou para o lugar certo”, conta Lúcia.

Vizinha dela, Maria do Carmo Vasquez conta que há alguns anos quase teve uma máquina de lavar nova entregue na rua Doutor José Ranieri. “A minha sorte é que não tem o número da minha casa lá, daí os entregadores ligaram e vieram para o endereço certo”, comenta Maria do Carmo. “Mas sempre acontece confusão por aqui. Outro dia mesmo quase entregaram errado uma pizza em casa”, acrescenta a moradora. Na rua Doutor José Ranieri, Gislaine Leonel reforça que a confusão é frequente. “Recebemos muitas cartas da rua Professor José Ranieri. Acho que os políticos deveriam organizar melhor a forma como nomeiam as ruas”, pontua Gislaine.

Avenidas José Aiello: Vicente ou Affonso?

Antes mesmo de a avenida José Vicente Aiello ganhar nome, João Aparecido Ribeiro, de 66 anos, já morava no local. Mas foi recentemente, após o crescimento e urbanização daquela região, que ele diz que as dúvidas tiveram início por lá. “Depois que a Affonso Aiello ficou pronta e ganhou os condomínios, quase toda semana passam pessoas que erram o caminho por aqui e perguntam onde fica a Affonso Aiello”, comenta o morador de quase três décadas da avenida José Vicente.

Funcionária de uma padaria também na avenida José Vicente Aiello, Andreia Rodrigues Alves, 34 anos, confirma que quase semanalmente o estabelecimento recebe pessoas pedindo referências sobre a avenida com nome parecido. “Eu falo que a Affonso Aiello é a dos Villaggios e indico o caminho. De certa forma é até bom para a padaria, porque, às vezes, essas pessoas viram clientes e acabam levando algo”, conta a funcionária.

“Quando os motoqueiros saem para entregar marmita, então, também damos o máximo de referência possível para não ter erro, porque senão a confusão é certa”, completa.

QUEM SÃO?

A avenida José Vicente Aiello, que abriga o Bauru Tênis Clube (BTC) e o cemitério Jardim do Ypê, homenageia o vereador que também foi presidente da Câmara Municipal e chegou a assumir o cargo de prefeito da cidade por dois meses. José Vicente é pai de Murilo Aiello, atual presidente da Legião Mirim de Bauru, e morreu em 1979.

Já Affonso José Aiello era um advogado conhecido na cidade e sobrinho de José Vicente. Ele dá nome para a avenida que abriga, entre outros condomínios, os três Villaggios, idealizados Célia e Renato Aiello, filhos de Affonso. O condomínio Porto Fino, da Prata Construtora, também está situado na avenida em questão.

Para conferir outras situações causadas pelos nomes similares de bairros e ruas de Nossa Bauru, clique aqui.

Compartilhe