Livro infantil ajuda crianças em luto

Por Paranashop

 

O Dia em Que a Vovó do Banzé Morreu, escrito por Mylena Brunor Cooper, é um livro que conta a história de um macaquinho, explica de forma simples e leve o que acontece quando alguém morre, chamando a atenção para a importância de falar com as crianças sobre esse assunto. O conteúdo é baseado em anos de estudo da autora na psicologia do luto e em experiências relatadas.

Imagem do Site Bookess

Imagem do Site Bookess

O livro traz sugestões para ajudar a explicar alguns aspectos práticos da morte, sem entrar no mérito religioso ou no pós-morte. “É uma forma de abrir diálogo com a criança, já que evitar o assunto pode torná-la um adulto mais frágil e com bloqueios”, diz Mylena. A obra contém duas páginas com orientações voltadas aos adultos para facilitar esse diálogo.
Empresária do ramo funerário, Mylena já vivenciou inúmeras ocasiões de velórios e reforça que falar a verdade para os pequenos é sempre a melhor opção. “Falar que a pessoa falecida foi viajar, por exemplo, cria a expectativa da volta e faz a criança pensar que a pessoa se esqueceu dela”. Comparar a morte com um sono profundo, ou com dormir, também pode causar transtornos. “Fantasias, como ‘virou uma estrela’ ou ‘agora tem asas’, é sempre melhor deixar para a própria criança desenvolver da forma que for mais reconfortante para ela”, aconselha.
A obra também esclarece que é normal chorar e expressar tristeza, e que a criança não tem culpa sobre a morte da pessoa querida – o que é comum ocorrer. Mas, acima de tudo, esclarece Mylena, o que as crianças mais precisam nesses momentos é se sentir amadas e seguras. “Conhecimento nenhum é mais poderoso do que o amor. É tudo de que a criança precisa: bons ouvidos e um bom colo”, resume.

Sobre a autora: Mylena Brunor Cooper é publicitária e empresária do ramo funerário. Representa o Brasil, junto a mais de 80 países, no Comitê da FIAT-IFTA (Federação Internacional de Associações de Tanatologia), a maior organização mundial do segmento e do estudo da morte. É presidente da AFAI (Associação Funerária de Assuntos Internacionais) Em 15 anos de carreira, participou de centenas de congressos nacionais e internacionais relacionados ao luto. Pesquisadora da psicologia do luto e de ritos fúnebres, Mylena tem seu trabalho voltado ao auxílio no processo da perda. A autora é sócia-diretora da Funerária Vaticano, dos Crematórios Vaticano e do Cemitério Vaticano.
Saiba mais aqui.http://paranashop.com.br/2017/06/livro-infantil-ajuda-criancas-em-luto/

Compartilhe