Olga Bicudo Tognozzi: um exemplo de amor ao próximo

Por Revista Ypê

IMG_1928-125A história que vamos contar aqui se confunde com o crescimento e destaque que a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) ganhou em Bauru desde a sua fundação em 1965.

A Sra. Olga Bicudo Tognozzi durante muitos anos se dedicou a educação. Professora na Zona Rural durante 12 anos e, posteriormente, transferida para o Grupo Escolar na cidade trabalhou arduamente na formação e educação fundamental de muitos cidadãos bauruenses até a sua aposentadoria.

Durante sua carreira de educadora, Dona Olga conheceu Terezinha Aiello Carvalho Pena que tem uma filha com necessidades especiais, e assim se deu o elo de aproximação com a causa defendida pela APAE Bauru. Muitos foram os convites para que viesse integrar o quadro de voluntários, mas o que desejava era se aposentar e aproveitar a vida. Com o tempo, a pressão para assumir um posto na instituição foi aumentando e em 1976 aceitou participar da Vice-Presidência, na época a única mulher a compor o quadro de decisão da APAE Bauru.

Dona Olga afirma que a leitura de um texto sobre Pessoa com Deficiência a fez decidir e mergulhar nesse trabalho. Por três anos como Vice-Presidente tocou paralelamente a sua carreira na educação e as obrigações do voluntariado. Até que em 1982 assumiu a Presidência da organização, o que Dona Olga acredita ser um desígnio de Deus.

No ano de início de sua trajetória, a APAE Bauru atendia 76 alunos na cidade. A carência física, financeira e de voluntários era muito grande e dependia totalmente da ajuda da sociedade. O acordo era permanecer na instituição como voluntária por dois anos, e lá se vão 42 anos de trabalho e dedicação.

Dona de uma vivacidade sem igual, mantem seu espírito empreendedor e incansável, sempre buscando alternativas e novos projetos para manter e ampliar o número de atendimentos da unidade. A tradicional Feira da Bondade acaba de completar 40 anos de existência, é uma das muitas ações lideradas por Dona Olga e sua equipe para captar recursos financeiros, além do também tradicional Festival de Prêmios e campanhas de doações.

Nossa personagem destaca, também, o incrível crescimento da estrutura da APAE Bauru, nas áreas da Assistência Social, Educação e Saúde, durante estes anos de voluntariado: Serviços de Proteção Social Especial Média e Alta Complexidade, Escola de Educação Especial, Centro de Apoio à Inclusão Escolar, Educação Profissional, Centro Especializado em Reabilitação CER III,  Oficina Ortopédica e Laboratório do Teste do Pezinho Ampliado.

Dona Olga afirma que valeu muito esses 42 anos de voluntariado, que ganhou muito mais do que doou. “O maior beneficiado somos nós. Ver o sorriso, o desenvolvimento de cada um, não tem preço.”

 

Para saber mais sobre a APAE Bauru e como ajudar, acesse o site bauru.sp.apaebrasil.org.br

Compartilhe