Pinacoteca Municipal de Bauru realiza abertura da exposição ‘Corpo-Terra’ de Gilberto Junior

Por Prefeitura de Bauru

A Pinacoteca de Bauru abre no dia 1 de setembro, às 10h, na Galeria Municipal Angelina W. Messenberg, a exposição ‘Corpo-Terra’ do artista Gilberto Junior. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.

Com curadoria de Renata Felinto, a exposição de caráter inédito em Bauru conta com o fomento municipal da Secretaria de Cultura de Bauru, por meio do edital de Contratação de Projetos para Exposição Individual de Artes Visuais (edital 574/2022). A exposição visa apresentar ao público a pesquisa e a produção do artista que utiliza tintas naturais em sua produção e vê a relação do corpo com a terra, bem como a relação dos processos e materiais artísticos com o meio ambiente.
Segundo a curadora da mostra, o artista “restabelece e aprofunda o sentimento de conexão com a terra, sensibilizando o nosso olhar para diferentes cores, texturas e a simples complexidade dos materiais naturais”, afirma. “Trazendo obras que lidam com silêncios históricos, sejam os que se apresentam nas lacunas das escritas, sejam os que residem nas pausas das conversas junto às pessoas vividas, Gilberto evidencia suas heranças afro-baiana e paulista caipira, refletindo sobre sua linhagem para além do doutrinamento homogeneizado da historicidade oficial”, como aponta a curadora.
Renata destaca que o público é instigado a pensar no impacto desses materiais, buscando-se alternativas locais e uma relação harmoniosa com o meio em que vivemos, incluindo os territórios como das culturas originárias e ancestrais. Conforme a curadoria a exposição contempla pinturas, vídeo performances e instalações, a terra como cosmogênese humana se faz suporte e materialidade em sua produção, nos reconectando às mitologias primeiras situadas em distintos territórios. Após o cerimonial de abertura, o artista percorre a exposição junto com o público, apresentando seu trabalho e explicando seu processo de criação. Todos os grupos contam com monitoria durante a visitação que ocorre até o dia 28 de outubro, sendo necessário o agendamento pelo link: https://forms.gle/DXt45mQvgBMtuJJy9 
SOBRE O ARTISTA
Artista e arquiteto urbanista, mestrando em Artes Visuais, Gilberto Junior já participou de exposições individuais e coletivas, salões de arte, com atuação também na área de arte-educação. O artista está estudando a aplicação de tecnologias ancestrais na arte contemporânea, por meio da utilização de materiais naturais, tendo como foco a terra como material de produção, em forma de tintas, suportes e intervenções. Utilizando como principal linguagem a pintura que se desdobra em outras linguagens como performances, grafite, arte ambiental, instalações e art specific, buscando o autoconhecimento e fortalecimento de sua ancestralidade atravessada de diversas memórias e saberes, pensando na relação entre técnica, material, cultura, meio ambiente e arte.
SOBRE A CURADORA
A curadora Renata Felinto é artista visual, pesquisadora e professora. Doutora em Artes Visuais IA/Unesp, especialista em Curadoria e Educação em Museus de Arte MAC/USP, Fellowship Post-Doctoral Center for Africana Studies, University of Pennsylvania, professora adjunta licenciatura em Artes Visuais e PROFARTES URCA/CE, colaboradora na especialização em Gestão Cultural Contemporânea Escola Itaú, Associada ABCA, 3ºPrêmio Select de Arte e Educação e Prêmio PIPA 2020 com participações exposições no Brasil e no exterior.

SERVIÇO

Exposição ‘Corpo-Terra’

Abertura – 1 de setembro, às 10h
Local – Galeria Municipal Angelina W. Messenberg
Endereço – Avenida Nações Unidas, 8-9 – Centro
Período – de 1 de setembro a 28 de outubro
Horário – segunda a sexta-feira das 9h às 17h (dias úteis), e sábado das 13h às 18h
Classificação livre
Entrada gratuita
Agendamento de grupos pelo formulário online em https://forms.gle/DXt45mQvgBMtuJJy9

Compartilhe