Projeto da Unesp-Bauru que oferece atividade física gratuita para pessoas com Parkinson abre inscrições

De  Yasmin Moscoski para Social Bauru

O projeto multidisciplinar Ativa Parkinson, executado pelo Laboratório de Pesquisa em Movimento Humano do Departamento de Educação Física da Unesp-Bauru, retorna com aulas presenciais e está com inscrições abertas para novos alunos até o final deste ano.

Criado em 2015, o projeto promove atividades físicas gratuitas alinhadas ao tratamento farmacológico de pessoas com Parkinson.

“O projeto visa colaborar com o desenvolvimento físico, psíquico e social, relacionados aos aspectos motores e não motores de pessoas com Doença de Parkinson”, informa Julia Corradini, aluna da pós-graduação da Unesp e coordenadora do projeto.

Por conta disso, profissionais e alunos de graduação e pós-graduação de diferentes áreas da saúde, como Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicologia e Biologia, são responsáveis por elaborar atividades para os pacientes e acompanhá-los durante as aulas.

“As atividades são elaboradas de acordo com o conhecimento científico e pedagógico produzido na universidade e visam transformar a realidade desses participantes”, complementa Corradini.

Quem pode participar?

Os pré-requisitos para ingressar no projeto envolvem o diagnóstico da Doença de Parkinson emitido pelo médico e um atestado de saúde informando que o paciente está apto a realizar atividade física.

Além disso, é necessário ter marcha própria, ou seja, que o aluno consiga caminhar de forma independente. Dessa forma, é possível participar das aulas propostas.

Inscrição

Há 40 vagas para o Ativa Parkinson. As inscrições são gratuitas e vão até o final deste ano ou até as vagas serem preenchidas.

Para se inscrever basta ligar para (14) 3103-9438 ou enviar um email para movi_lab@outlook.com. É necessário corresponder aos requisitos citados no tópico acima e apresentar documento pessoal e comprovante de vacinação contra a Covid-19 com pelo menos duas doses do imunizante. Além disso, para participar das aulas é obrigatório a utilização de máscara cobrindo nariz e boca.

As aulas ocorrem às terças e quintas das 8h30 às 9h30 na Praça de Esportes do Departamento de Educação Física (DEF) da Unesp de Bauru, situada na Av. Mun. José Sandrin.

Sobre o Ativa Parkinson

O Ativa Parkinson é um projeto multidisciplinar criado pelo Prof. Dr. Fabio A. Barbieri com respaldo científico do Laboratório de Pesquisa em Movimento Humano do Departamento de Educação Física (DEF) da Unesp-Bauru.

Visando atender a comunidade de forma pública e gratuita, o projeto é financiado por agências públicas, sendo elas Proec-Unesp, FAPESP, CNPq e Capes. Em sete anos de atuação, o projeto já atendeu mais de 170 pacientes.

Além da parceria com cursos da saúde e comunicação, como design, o Ativa Parkinson estabeleceu laços com o Grupo de Partilha, coordenado pela Prof. Drª. Marianne Feijó, docente do curso de Psicologia da Unesp, visando oferecer atividades para os cuidadores de pessoas com doença de Parkinson.

Atuação para além da Unesp

Durante a pandemia, o Ativa Parkinson continuou atuando, porém de forma remota.

“Conseguimos abranger pessoas com doença de Parkinson de várias cidades do estado de São Paulo e até mesmo de outros estados, como a Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo”, conta Corradini.

Hoje em dia, as aulas voltaram para o campus da Unesp-Bauru. Entretanto, a difusão de conhecimento sobre o tema não se limita ao Jardim Colonial. Nas redes sociais do Ativa Parkinson, o grupo realiza palestras online e traz profissionais que são referências na área para tirar dúvidas e passar orientações sobre a Doença de Parkinson.

 

Para conferir essa e outras publicações, visite https://www.socialbauru.com.br/

Compartilhe